Quem sou eu

Minha foto
Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil - Por 33 anos. 1988-2016. Bacharel em Teologia, ITEPAR 2011 Capelania Hospitalar, ITEPAR 2011 Capelania Carcerária, ITEPAR 2012 Bacharel em Teologia, UNIFIL 2012 Pastor na Igreja Assembléia de Deus-Unidos em Cristo. Maringá-PR. Desde 10-10-2016.

Alvorada/ Maringá

Alvorada/ Maringá
Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

154 anos

154 anos
Igreja Presbiteriana do Brasil

Morumbi/ Foz

Morumbi/ Foz
Igreja Presbiteriana do Morumbi



segunda-feira, 10 de agosto de 2009

1 - “O senhor é meu Pastor e nada me faltará”

O Salmo do Bom Pastor. Este tem sido chamado de A Perola dos Salmos, por ser o mais belo hino jamais cantado, é único! A individualidade neste Salmo é transparente, pois o salmista fala de si mesmo 17 vezes. 13 vezes fala do Senhor. Esta é a oração na busca da comunhão com Deus. Este é o comportamento do salmista, quanta a sua fé.

2 – “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.”

Em pastos verdes, que são os melhores de todos os dias, eram conduzidas as ovelhas, pelo pastor. Davi sabia que o rebanho do seu pastoreio, sentiam segurança com a sua condução. Assim o salmista se colocava como ovelha diante do supremo Pastor”

3 – “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.”

Descansado e já sem sede, o rebanho estava pronto a continuar a jornada em busca das mesmas condições adequadas determinadas pelo pastor. A justiça era ofertada, tanto ao pastor como as ovelhas: o caminho sem obstáculo, que demandavam era o amor do Nome Santo e provedor. Ovelhas não bebem em águas revoltas... nem o pastor era capaz sem a ajuda do Senhor. É preciso a presença do Senhor, para que nossa alma seja refrigerada com justiça pela comunhão do Seu Nome.

4 – “Ainda que eu andasse pelo Vale da Sombra da Morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me consolam.”

Vale da Sombra da Morte é lugar na Palestina. Este lugar fica próximo a Jericó, na estrada que leva de Jerusalém ao Mar Morto. Neste local existem valas profundas e perigosas para os que por ali se aventuram. A vara é como instrumento de ataque e defesa contra as feras do campo e dos inimigos. O cajado servia, como em uma das pontas curva, para laçar e retirar as ovelhas das valas se ali precipitassem. Ambos, vara e cajado, serviam de consolo para o pastor, porque estavam nas mãos do Senhor. A comunhão com Deus nos da a certeza do Amparo Divino em qualquer situação.

5 – “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a cabeça com óleo, meu cálice transborda.”

O que Davi quis dizer aqui é de fácil compreensão para ele como pastor e conhecedor das condições dos campos daquela região. A escolha e a limpeza das ervas venenosas do lugar de pastagem, que eram arrancadas e queimadas diante do rebanho, que pastava tranqüilo, sem o perigo de adoecer.
O óleo ou azeite estava preparados para untar aventuais arranhões, a água reservada para as mais cansadas ou sedentas.
O seu cálice a transbordar, cheio da Graça Divina. Derramadas em sua vida, pela comunhão buscada nos momentos de alegria e meditação. Assim Davi como pastor de ovelhas, se colocava como ovelha submissa na presença do Senhor.

6 – Davi conclui neste versículo que “Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão por toda a minha vida, e habitarei na casa do Senhor por largos dias.”

Dias eternos! Vividos pela Misericórdia e Bondade de DEUS!
É a certeza de largos dias como recompensa para quem procura estar diante do Senhor segundo o Seu Coração. (I Samuel – 13:14)


Em Cristo e por Cristo, Pb. Aristides

2 comentários:

Aclim disse...

Bíblia fonte de vida

Abraço

Kelen Strong disse...

Com carinho para o amado irmão.

SALMO 23

O SENHOR É MEU PASTOR,
Isto é relacionamento!

NADA ME FALTARÁ,
Isto é suprimento!

CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
Isto é descanso!

GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
Isto é refrigério!

REFRIGERA A MINHA ALMA,
Isto é cura!

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
Isto é direção!

POR AMOR DO SEU NOME,
Isto é propósito!

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
Isto é provação!

EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
Isto é proteção!

PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
Isto é fidelidade!

A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
Isto é disciplina!

PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
Isto é esperança!

UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
Isto é consagração!

E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
Isto é abundância!

CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
Isto é benção!

E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
Isto é segurança!

POR LONGOS DIAS,
Isto é eternidade!

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

Em Cristo,

***Lucy***
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Te espero lá no meu espaço.

Visitantes

Relogio

Seguidores

Calendário

Cbox.ws